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Presente, 2019. Série ‘ Presente ‘. Fotografia. Impressão sobre tecido. 70 x 100 cm (cada).

 “No  ensaio  ‘Isto  Foi’,  Matheus  Pires  explora  a  inexorável  passagem  do  tempo,  tendo  em  vista  mostrar  como  as  coisas  presentes tendem a se deteriorar e, quando desassistidas, a desaparecer no passado. Seu ensaio é composto por três imagens, que retratam um cartaz ao chão com a palavra “presente”, em processo  de  deterioração.  A  sequência  das  imagens  introduz  a temporalidade de duas formas. Há nesta sequência um efeito cinematográfico, de sequência temporal, e nas últimas duas imagens  há  a  introdução  do  movimento  decorrente  do  uso  de  longas  exposições.  Esta  sequência  permite  evidenciar  que  o  desaparecimento  do  presente  no  passado  torna  o  presente  cada vez menos inteligível."

 

- Guilherme Ghisoni

As três fotografias demonstram meu interesse pela exploração do relacionamento entre a materialidade da palavra, o poder do signo visual e a conotação do suporte. Elas denotam à uma faixa de protesto que se encontrava deteriorada pela ação da chuva, onde é possível ler apenas um pedaço da palavra “Presente”, utilizada em frases como “Marielle Presente”, por exemplo.

Nesse sentido, utilizo de longas exposições para tentar enfatizar o processo de deterioração da faixa, através da produção de um efeito cinematográfico de sequência temporal, como forma de vincular o conteúdo  da  palavra à conjuntura política atual e as contendas do presente. 

Optei pela impressão em tecido referenciando à faixa denotada e agregando ao suporte a simbologia da coexistência cívica.

These three photographs demonstrate my interest in exploring the relationship between the materiality of the word, the power of the visual sign and the connotation of the support. They denote a banner of protest that was deteriorated by the action of rain. It is possible to read just a piece of the word “Present”, used in protest phrases like “Marielle is present”, for example.
In this sense, I use long exposures to try to emphasize the process of deterioration of the banner, through the production of a cinematic effect of temporal sequence, as a way to link the symbolic content of the word to the current political situation and the disputes of the present.

I chose to print them on fabric referring to the denoted banner and adding to the support the symbolism of civic coexistence.

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